Menu

Barra do Choça 24h
O que tá na Rede é noticia aqui! 

'Jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe', diz Michel Temer no Roda Viva.

17 SET 2019
17 de Setembro de 2019

Em entrevista ao programa Roda Viva, o ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que “jamais apoiou ou fez empenho pelo golpe” ao responder sobre as críticas recebidas durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.

"Eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe. Aliás, muito recentemente, o jornal Folha detectou um telefonema onde o ex-presidente Lula me deu, onde ele pleiteava e depois esteve comigo para trazer o PMDB para impedir o impedimento. E eu tentei, mas a esta altura, eu confesso, que a movimentação popular era tão grande e tão intensa que os partidos já estavam mais ou menos vocacionados para a ideia do impedimento", disse Temer.

A ligação citada por Temer foi divulgada pela Vaza Jato, publicada pelo jornal Folha de São Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil, na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liga para Temer para tentar convencê-lo a ajudar a barrar o processo de impeachment de Dilma.

Na ocasião, foi oferecido à Lula o cargo de ministro chefe da Casa Civil. À época da divulgação, a tese elaborada era de que o cargo seria para que Lula se blindasse das acusações da Operação Lava Jato.

As mensagens privadas trocadas entre os procuradores da Lava Jato mostram que o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, divulgou apenas parte dos áudios interceptados pela Polícia Federal a partir de um grampo no ex-presidente petista.

Na entrevista ao programa da TV Cultura, Temer reforça que a movimentação de Lula estava atrelada à evitar o impedimento de Dilma.

“Depois ele [Lula] esteve comigo, no pavilhão das autoridades, conversando comigo sobre o impedimento. O fundamento básico dele foi tentar trazer o PMDB e outros partidos no sentido de negar a possibilidade de impedimento (...) Se ele fosse chefe da Casa Civil, é muito provável —ele tinha bom contato com o Congresso Nacional— que não se conseguiria fazer o impeachment. Disso não tenho dúvida”, disse Temer..

Voltar

Criação  e administração de Site Rua. Dario Amorim, Nº 347 CEP: 45120-00  Barra do Choça - BA