Menu

Barra do Choça 24h
O que tá na Rede é noticia aqui! 

Remapeamento do território do município é realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com os ACS.

09 AGO 2018
09 de Agosto de 2018

A Secretaria de Saúde de Barra do Choça através da Coordenação de Atenção Básica em Parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, estão realizando um remapeamento do território municipal para distribuir melhor os ACS, que fazem parte do Programa de Saúde da Família (PSF).

O trabalho deve abranger cem por cento do território do município. O atual mapeamento deixa descobertas algumas áreas. “Por isso a Secretaria de Saúde está através da coordenação da Atenção Básica, com a participação dos Agentes realizando reuniões duas vezes por semana com a finalidade de reorganizar as áreas dos PSFs, sendo que cada agente comunitária de saúde atenderá um número máximo de 750 pessoas e cada equipe 400 famílias”, explica o secretária Leliane O. Almeida.

O cadastramento único das famílias está sendo utilizado para nortear os trabalhos, depois haverá a divisão de cada área com cores diferentes, gerando um remapeamento para o atendimento de cada pessoa em sua área de abrangência. “Por exemplo, se a pessoa mora no Bom Retiro será atendido no PSF do Bairro. Se é morador do Centro o atendimento será na unidade ao lado da secretaria. E a intenção é que depois do remapeamento que nem uma família de Barra do Choça fique sem acompanhamento”, aponta a secretária.

A previsão é de que o trabalho esteja pronto até o final do mês de setembro. A secretária ainda lembra que a atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange desde a prevenção até o diagnóstico e tratamento. “Está estabelecido que cada profissional desenvolva suas funções para o bom andamento do trabalho e a qualidade da assistência a toda a população. O mapeamento inteligente vai possibilitar definir estratégias de atuação para os indicadores de saúde de cada área”, avalia.

“Observando que o treinamento constante é fator determinante para o sucesso do Programa Programa Saúde da Família (PSF) e Programa de Agentes Comunitários de Saúde, a administração municipal não mede esforços para capacitar e equipar suas equipes de PSFs e reorganizar toda a estratégia, incentivando a atenção básica e a estratégia de saúde das famílias de todo o município”, completa a secretária.

Voltar

Criação  e administração de Site Rua. Dario Amorim, Nº 347 CEP: 45120-00  Barra do Choça - BA